Visão

6/recent/ticker-posts

A importância e como fazer um release?



O release é uma das ferramentas mais importantes da assessoria de imprensa, pois é o canal de dialogo com os jornalistas e de modo consequente, com os leitores.
No nosso estado o artista faz tudo, desde a musica, ao clipe, as fotos e até o papel de assessoria de imprensa. Porém, com todos esses trabalhos, o artista não foca em saber como apresentar seu trabalho de forma direta e detalhada.
Na Bahia a maioria dos artistas não sabe o que é release ou não tem a minima noção do que seja ou como faz.
Alguns acham também que se trata apenas da ficha técnica, escreve somente sobre quem compôs o projeto e enviam de qualquer jeito para os veículos.
Release é um material informativo distribuído entre jornalistas ou/e para sites/mídias/portais.
Release precisamente é um resumo detalhado do projeto que você quer apresentar ou de você. Quando falamos sobre release de lançamentos, obviamente você, artista, focará em resumir sobre o seu single, ep, mixtape, clipe ou o que seja. É relevante falar de começo sobre você sim, mas o foco principal é os detalhes do trabalho que você deseja apresentar.

Para um release positivo, você precisa listar cada item para desenvolver um texto breve mas com todas informações necessárias.
Os cinco (5) pontos para estruturar melhor o seu texto, começa na respostas dos “OPQS”, Quem, o que, quando, onde, porquê e como.
Quem fez esse trabalho? (Fale um pouco sobre o artista, da onde é, onde reside, nome e aka e etc.
O que? (Diga sobre o seu trabalho, o que é o mesmo, o que você quis passar na letra e mais)
Quando? (Quando aconteceu o lançamento, quanto tempo durou para realização do trabalho)
E assim começa a construir o seu projeto de release, que nada mais é que um resumo do que você quer expor. Sem esquecer que para envio do mesmo para os veículos de comunicação é necessário um pacote, o release, fotos para ilustrar a matéria e o link do conteúdo.