Visão

6/recent/ticker-posts

O Projeto Religare: Um diferenciado rap cristão




- por Nicholas Ornelas

Religare foi um projeto idealizado pelos principais integrantes da banca Reviravolta Máfia, que integra um selo, um estúdio e um coletivo de MC’s, DJ’s, Produtores, Grafiteiros, B-boys e B-girls. A banca fez muito sucesso durante a década de 2000, possuindo dois álbuns de estúdio, o primeiro lançado em 2004, denominado “Reviravolta Máfia Vol. 1” e o segundo em 2010, a mixtape “Conquista”, além de um DVD apresentando a crew com participações especiais de artistas vinculados de alguma forma com o bando do “R” ao contrário, como Inquérito, Filosofia de Rua, entre outros.

Encabeçado pelo criador e dono do estúdio Erick 12, o coletivo que já chegou a ter mais de 30 membros, se apresentou e produziu diversos conteúdos para o Rap Nacional durante a década, inclusive a direção e criação de videoclipes e sites, introduzindo a cultura para a internet e as mídias alternativas, já visando o futuro que chegara. 

A iniciativa se dava por uma ideia de Eazy Kaos para fazer algo similar a Rap-A-Lot Crime Family e No Limit Soldiers, um selo independente de hip-hop americano. Numa época distinta, tentaram utilizar isto de maneira inteligente, quando a Internet não atingia 1/3 do público que atinge hoje, onde poucos rappers tinham a iniciativa de fazer algo por esses meios, onde não existiam muitas possibilidades de sucesso através da conexão banda-larga da época. 

Pra se ter ideia, os caras faziam Cypher antes mesmo de saberem o que era cypher. E em conjunto com o Time PROHIPHOP de C4bal. E as tais metáforas, multissilábicas, punchlines, já eram MUITO bem interpretadas pelos caras, talvez sem o devido reconhecimento, que hoje as reações análises endeusam tanto. 

Reviravolta Máfia nunca encerrou de fato as atividades, mas deu uma parada em 2010, devido aos integrantes começarem respectivas carreiras solo. Contudo, a banca sempre optou por divulgar os artistas mesmo em carreira solo, então mesmo sem lançar nada, até hoje existem nomes que projetam a cena, como o MC Don King, Dee do 5 pra 1 e Marcão do Rap Sensation, o coletivo infelizmente não tem o mesmo reconhecimento de outrora.

Numa dessas debandadas, surgiu então Religare, no ano de 2010. Os principais integrantes da Reviravolta que formaram o grupo já se conheciam de anos e já tiveram outras formações, eles eram de grupos consagrados e com nome forte no cenário. 

Erick 12 havia produzido dezenas de discos muito famosos durante a década de 90 e 2000, incluindo Facção Central, Ndee Naldinho, Tribunal MC’s, Conexão do Morro, entre outros. É um dos principais nomes da produção musical de rap brazuka na história, com um reconhecimento gigante no game e batidas que reconhecemos e curtimos até hoje. 

Fex Bandollero, dono de uma voz potente, já participou de muitos refrões que entoaram nossa mente, teve bastante contato com o grupo RPW, também participou dos grupos Filosofia de Rua, Cartel do Crime Organizado, entre diversas participações. Fex tem uma proposta inovadora ao rap, de trazer musicalidade, espiritualidade e ao mesmo tempo a vivência de rua, tem 5 álbuns lançados, inclusive o mais recente “Mashup's, Acústicos & Afins..." de 2016, mostrando um lado acústico que Fex tem de melhor, ouçam isso

Eazy Kaos é a mente mais avançada do grupo, sempre teve uma inspiração de grandes nomes do business rap norte-americano como Master P, Geto Boys, Jay-Z, Diddy, The Game, entre outros. Sempre buscou uma melhora a seu nome no game, com participações em grupos como Armagedon (do selo Pau de Dá em Doido de Nato P.K.) e teve diversos grupos, entre eles o principal: Facção Anti-Sistema, com Pacheco, Fex Bandollero e Erick 12. Lançaram um trabalho único em 2003, dos mais avançados da época, já contendo Speedflow, técnicas multissilábicas e a famosa diss, sendo um dos primeiros grupos de rap nacional a conter esse tipo de coisa muito comum hoje em dia, de fato o mundo ainda não estava pronto pra isso. 

Marrom é outro integrante de peso, possui bastante trampo na rua, é um backing vocal impressionante, além de um rimador que traz a leveza necessária as tracks, possui 7 discos de muita qualidade, quando em 2007 se converteu, passou a fazer trampos puxados ao gospel e hoje é um dos expoentes desse estilo de rap no Brasil. Também fez parte de muitos trampos até mesmo como produtor e os exemplos não faltam, RZO, Facção Central, Ndee Naldinho, Anjos da Lei, entre muitos outros, possui também o estúdio UMSom Produções

Religare ainda conta com 2 DJ’s, o DJ Max nos Beats, campeão e representante da Liga dos Beats  conhecido por suas batidas de muita qualidade, já produziu para Rashid, Lito Atalaia, Lívia Cruz, Parabola e segue sendo um nome forte na cena. DJ Vila é o outro DJ, que fazia sua performance nos shows do grupo e também integrou o coletivo Reviravolta.

Religare então com sua formação lançou o álbum “Assim é o Recomeço” em 2011, com sons mais espirituais, mas ao melhor estilo Reviravolta Máfia e sua essência. Em resumo temos um pouco da experiência de cada um no disco, um pouco de F.A.$ (Facção Anti-Sistema), um pouco de Filosofia de Rua, um pouco de Poesia de Rua, enfim, tudo foi misturado e gerou um dos trampos mais genuínos e bacanas do nosso Rap na década, mesmo com uma pegada gospel, o cd tem músicas de diversas formas, puxados ao 808, batidas eletrônicas e crunk até melodias, cloud e mensagens cristãs. Para ouvir essa pedrada clique AQUI.

Enfim, eu não sei em qual momento eles deixaram de cantar juntos, o grupo se desfez por divergências e hoje em dia infelizmente eles não têm mais vínculo. O projeto Religare (e também o coletivo Reviravolta) vai se tornar apenas mais um trabalho com pouco reconhecimento do Rap Nacional, mas que com certeza marcou época e vai deixar seu legado, influenciando diversos grupos e formas de trabalho na cena. Que independente do caminho que eles sigam, Deus continue os abençoando e os desejo progresso e muita paz!

Contatos:
Erick 12: Se converteu e hoje em dia não trabalha mais com o rap, ao que tudo indica trabalha como engenheiro de som e opera drones também.
Instagram: https://www.instagram.com/erickcohen12

Eazy Kaos: Sempre bem ativo nas redes sociais, sempre comenta e posta bastante coisa sobre rap, talvez volte a rimar, tem alguns de seus sons solo no Soundcloud e Spotify.
Instagram: https://www.instagram.com/eazykaos
Twitter: https://twitter.com/eazykaos
Soundcloud: https://soundcloud.com/eazykaosoficial

Fex Bandollero: Continua ativo no rap, lança trampos com frequência e também têm seu estúdio e selo Idem Produções.
Instagram: https://www.instagram.com/fexbandollero
Facebook: https://www.facebook.com/fexbandollero
Twitter: https://twitter.com/fexbandollero
YouTube: https://www.youtube.com/user/FexBandollero
SoundCloud: https://soundcloud.com/fexbandollero

Marrom: Ed Brown tem um estúdio e trabalha hoje em dia mais com suas produções, além de mixar e masterizar. Mas ainda trabalha com as rimas.
Instagram: https://www.instagram.com/marromoficial
Facebook: https://www.facebook.com/MarromOficial e https://www.facebook.com/MarromProdutor
 YouTube:  https://www.youtube.com/channel/UCPUdJKYjmWRSrMrTl1UiBWA/feed

DJ Max: Ainda segue com seus trampos de DJ e produção, recomendo.
Instagram: https://www.instagram.com/djmaxnosbeatz
Twitter: https://twitter.com/djmaxnosbeatz

DJ Vila: infelizmente não sei seu paradeiro, se alguém souber deixe um comentário por favor.