Visão

6/recent/ticker-posts

Produzir em estúdio é tão importante assim?



- por @odinxmc


Que tal você fazer um hit usando apenas um celular e um computador?
Entrar numa cabine, colocar aquele headphone dos sonhos, microfone mais caro do mercado, aquela mesa de mixagem enorme, aquele produtor mais caro do mercado dizendo que você é um dos melhores que ele já produziu... é tão importante assim?
É inegável que quando se tem equipamentos de outro mundo, a produção tem BEM maior chance de ficar impecável, mas quando não se tem recursos/dinheiro para ter acesso a esse tipo de material/estúdio, não significa que não poderá ter um resultado muito profissional.

Os grandes MC’s atuais, não começaram com tudo que têm hoje em dia. A grande maioria teve que correr atrás do seu sonho de um dia ser conhecido pelo que gosta. Um grande exemplo disso é o Emicida, que, para lançar seu primeiro CD, fez um por um à mão. Saindo até mesmo um pouco do RAP, o MC Fioti é um grande exemplo de que não se precisa de um estúdio de 1 milhão de reais para se fazer algo profissional. O mesmo, produzindo em casa, estourou com uma das músicas mais escutadas atualmente, “Bum Bum Tam Tam”.  O sucesso foi tanto que o rapper Future fez um remix dessa música, que, não ficou tão interessante quanto o original (risos). O BRASILEIRO É CRIATIVO DEMAIS! Então, você não vai deixar de produzir um trabalho seu e deixar de correr atrás do seu sonho por não ter materiais suficiente, né?! Saiba agora, como você pode produzir uma música apenas com seu computador e seu celular, e que se for bom e bem divulgado, pode até virar sucesso!

COMO COMEÇAR?

                Primeiro é o beat ou a letra? Esse questionamento é um dos que mais atormenta a cabeça dos que estão começando a produzir. Para ser sincero, não existe uma regra fixa. O artista pode optar por escolher primeiro fazer o beat ou a letra. Isso não influencia de maneira alguma na qualidade. Mas... antes do beat ou da letra, tem duas coisas que a gente não pode esquecer NUNCA de pensar antes de fazermos a música: tema e impacto.
                O tema, como já sabemos, é o assunto a qual vamos abordar na música, nesse caso, RAP. Temos diversos temas mais sérios como: política, guerras, pobreza etc. Outros, já nem tão sérios assim como: fama, dinheiro, que, NÃO É ALGO NEGATIVO. Podemos também optar por não ser escolher um tema, e sair escrevendo, algo que nem sempre vai dar certo, mas muitos sabem fazer isso e fazem com maestria.
                O impacto tem relação com o público-alvo, pois, se a música não se dirigir a pessoas de classe alta, por exemplo, o impacto será falho à essas pessoas. Já, se a música for direcionar para essas pessoas, o impacto será grande e a recepção também.
                Agora, abra seu bloco de notas ou pegue um caderno e uma caneta e bora produzir!
                Primeiro passo: escolher o tema. Nós, escolheremos criticar os políticos brasileiros. Assim, nós anotamos em algum lugar, para não esqueceremos depois. O impacto esperado é que a população brasileira (classe baixa/média) se sinta representada e representada para lutar com a gente. Próximo passo: vamos escolher o beat?!

BEAT (Instrumental)

                Como estamos fazendo algo totalmente gratuitos, não compraremos nenhum beat, nem compraremos um programa para fazermos, nós iremos baixar beats GRATUITOS da internet mesmo. Se quiser conhecer as plataformas gratuitas disponíveis tanto para a produção de beat, quanto para mixagem/masterização, siga esse link: http://routenote.com/blog/the-top-10-best-free-daws-updated-for-2017/ . Uma boa forma de pesquisarmos para acharmos beats interessantes é “beats uso libre”, que teremos uma vasta opção de escolha. Ah, vale lembrar também que você pode especificar qual estilo de beat você quer encontrar, isso é bem importante para não ficar horas procurando algo e não achar nada que queria. Dizer sobre qual tema você quer o beat, ajuda também na hora da procura, exemplo, se quer um beat para fazer uma música de amor, pesquise “beat uso libre love”. Depois de especificar, fique à vontade se deliciando com os beats até que um te agrade e chegue o mais próximo possível do que você quer passar na música.

ESCREVENDO A LETRA

                Antes de sair escrevendo sua letra igual maluco, faça sub tópicos do que você deseja falar especificamente. Exemplo:

                               Políticos brasileiros:
                                               . Bolsonaro -> machista, racista, homofóbico

                Com esse tópico e sub tópicos, podemos usar como exemplo a música do Diomedes, “Cocada de Sal”:                         
Cê ama Bolsonaro? Irmão, tu é retardado
Retardado não, pois quem sofre retardo mental
É maravilhoso, e Bolsonaro é um homem mal
Bolsonaro tá com medo de um...
De experimentar e achar que nao tem nada igual
Quem combate minorias politicas não merece respeito

                Através desse raciocínio, será mais fácil para você conseguir escrever sua letra, sem sair do tema. Agora, tem mais uma coisa que você tem que fazer antes de escrever a letra. Caso você não domine TOTALMENTE o assunto, leia e estude antes sobre o mesmo. Já que é sempre bom evitar falar bobagem e se der papo de machismo, homofobia, racista, nós, como ouvintes e amantes do RAP e, acima de tudo, seres humanos, não aceitaremos isso de forma alguma.

GRAVAÇÃO

                Para gravarmos, usaremos o seu próprio celular. Mas, antes de começar a gravar, precisamos preparar um ambiente adequado, onde não tenha tanta interferência externa. “O banheiro é um bom lugar?”. Hm, não tanto. Na maioria dos casos, os banheiros não têm tanta interferência externa (ruídos e barulhos desagradáveis), porém, muitos têm bastante eco, algo que nem sempre vai fazer com que o resultado seja o que você espera. “Então, qual o melhor local?”. Sabe onde você guarda suas roupas? Então, exatamente ali. O guarda-roupa é o lugar mais apropriado quando a gravação é bem caseira mesmo. Utilize as roupas como se fossem espumas acústicas. Após arrumar um local adequado, vamos então baixar um programa que faça uma gravação de boa qualidade. O “Smart Recorder”, além de ser gratuito, faz uma captação muito boa, por isso recomendo que baixe e utilize ele. “E então, falta mais alguma coisa?”. Sim, falta mais uma coisinha que você provavelmente vai achar muito estranho, mas que será preciso, crie um grupo no WhatsApp que fique somente você. Sim, é um pouco estranho agora, mas eu prometo que fará mais sentido depois. Agora que está tudo pronto, podemos nos ajeitar para fazer uma gravação. Coloque o celular de um jeito que nada tampe o microfone dele, já que, acredito eu, você não quer que sua voz fique abafada. Antes de gravar, aqueça sua voz, já tenha a letra decorada na sua mente, tome um copo de água e vá. Depois de algumas horas gravando até que tudo saia perfeitamente, pegue todos os áudios gravados, clique em cima de um, vá em “Partilhar” e mande para aquele grupo do WhatsApp que criamos, lembra? “Mas por que enviar pelo WhatsApp, não perde qualidade não?”. Perder, perde, mas, para começar, não é algo tão preocupante assim, e também, vamos combinar que pelo WhatsApp é bem mais rápido que o e-mail, né?! Depois de ter enviado todos os áudios pelo WhatsApp, abra a plataforma “WhatsApp Web” pelo seu computador, e baixe todos os áudios que você tenha enviado. Agora, acho que já podemos começar a mixar, né?!
MIXAGEM/MASTERIZAÇÃO

                Para começar, vamos deixar bem claro que não passaremos pela masterização, afinal, estamos fazendo algo simples para que você aprenda para soltar seus hits futuramente. O processo de mixagem, pode ser realizado pelo Audacity, mas nós usaremos o Reaper em sua versão gratuita. Para começar, abra o Reaper e em seguida, o beat e suas gravações dentro dele.
                Primeiro, vamos tirar o ruído que existe na nossa gravação. Vamos na opção “FX”.






Selecionamos o VST “ReaFir”, que fica responsável por tirar ruído.
Com o VST aberto, selecione no seu áudio uma parte que não tenha voz, somente barulho do ambiente. Após isso selecione a opção “Automatically build noise profile”. Na
opção “Mode”, coloque “Subtract”.
 
             Assim, você terá seu áudio sem ruído ou com mínimo ruído possível. Não vamos nos estender mais, mas isso não significa que já tenha terminado. Você também tem que estudar sobre equalização, compressão e também sobre Reverb. Faça variações abafando a voz (exagere na equalização), deixe mais grossa ou mais fina em alguns momentos (utilize o VST “ReaPitch”) etc. Estude também masterização, que, no começo, pode parecer desnecessário, mas depois você entenderá a importância que uma boa masterização tem.

                Para finalizar, nós do Sintonia RAP, desejamos que você tenha perseverança na hora de aprender e aguardamos suas produções caseiras com cara de estúdio profissional, fechou?!