No primeiro capitulo do nosso projeto “Produtores musicais em cena” na coluna Papo de Produtor, temos a honra de papear com o beatmaker Hopson Beats, com 21 anos de idade e residente de Camaçari, município do estado da Bahia. Ele nos contou um pouco da sua caminhada:
QUANDO COMEÇOU: Em meados de 2011/12 logo quando cheguei aqui na Bahia, isso com 15 anos.
COMO COMEÇOU: Em SP já mandava uns freestyle mas sempre curti esse lance de beats, de produzir. Na verdade sempre fui curioso pra saber como era feito saca ? Então lembro que baixei o Fruit Loops e tentei diversas vezes mexer nele, sempre saia aqueles beat só caia e prato (risos). Na verdade não me bati com o programa tá ligado? Então pesquisei outros e achei o Ableton Live: foi então que comecei a aprofundar mais esse lance de beats, referências , samples , drumkits, etc. Ainda hoje em dia fazer um beat é um desafio, saca? Temos diversos tipos de MC's , do boombap ao trap ao funk. Emfim, o beatmaker que estuda diversos estilos tem um leque aberto e eu acho isso massa. Gosto muito de produzir boombap mas de 2016 para cá venho migrando para o trap aos poucos e vejo que é o que a galera gosta mais, mas não deixo o boombap de lado jamais (risos).
REFERÊNCIAS: Pô minhas referencias são poucas. Na verdade cada dia que estudo eu conheço muitos beatmakers/produtores que me inspiram a produzir, sacou? Um exemplo é o DJ EPROM: o trabalho, o set desse cara é insano! Mas vou falar um pouco das referências que uso mais: meu amigo Lukinhas Beatmaker , DJ Caique , Marcopolo Beats , Ski Beats , Geadson Dias e Skeeter. Pra boombap eu sempre busco algo desses caras, sempre presto atenção, tento entender como foi feito o beat e aplico em algo que eu crio. Nos meus beats de trap: Dree Beatmaker, Rl beatz , os próprios Geadson e Skeeter também e os beats do Mortão VMG. São caras com trabalhos incríveis que diariamente me inspiram em algo.
Bom, o papo de produtor não é somente conhecer o artista mas também lançamos o desafio de dichavar, falar, dissertar sobre o instrumental de um single ou álbum da escolha do mesmo, e Hopson escolheu: Halman – "Essencial"
Hopson disse: "um boombap clássico e eu amo boombap classico, sacou? Esse sample foi muito bem aproveitado. De primeira impressão deve estar em 86 bpm, um kick pesado e presente clássico também . O que mais chama atenção é o sintetizador usado. Caiu muito bem no sample e deixou ele com uma cara diferente. De fundo o bass também deixou o beat muito marcado. O hihits e o snare nem se fala. Lukinhas Beatmaker é o nome da fera que produziu esse beat. Impossível não bater cabeça com esse som, bote fê!"
Acompanhe mais do trabalho de Hopson Beats clicando AQUI.
Vandalize nas Redes