Embora assistir filmes não seja um hobby de alguns, existem pessoas que são viciadas em series, musicas, novelas... Boa parte disso é representada por atores brancos e bem sucedidos, muitos deles fazem uma representação de atores negros recebendo rótulos ainda como bandido, preguiçoso, malandro, qualquer comparação do tipo. No ano de 1958 o afro-americano a ser indicado ao Oscar de melhor ator foi o Sidney Poitier, e o primeiro a ganhar em 1960 participando do filme ‘’Uma voz nas sombras.’’ Ele se tornou um dos maiores atores e símbolo de movimento negro. Listamos 6 filmes baseado em racismo, escravidão, direitos civis e representação dos negros.
CADILLAC RECORDS (2008) - Conta a história da ascensão da gravadora Chess Records, com uma história de sexo, violência, racismo e rock´n´roll na Chicago dos anos 50 e 60, o filme mostra as vidas turbulentas e excitantes de algumas das maiores lendas da indústria musical da América.
ESCRITORES DA LIBERDADE (2007) - Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.
PENSE COMO ELES (2012) - As mulheres têm uma arma secreta para triunfar em suas relações: um livro que as ajuda a entender a mente masculina. Quatro amigos verão como suas mulheres tomam o controle da relação. Este poderia ser o final da eterna luta entre os sexos.
O CAMINHO PARA A LIBERDADE (2014) - Inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul.
MADAME SATÃ (2002) - O filme retrata a vida da referência na cultura marginal urbana do século XX, o célebre transformista João Francisco dos Santos – malandro, artista, presidiário, pai adotivo de sete filhos, negro, pobre, homossexual – conhecido como “Madame Satã” e frequentador do bairro boêmio da Lapa, no Rio de Janeiro. Mostra seu círculo de amigos, antes de se transformar no mito Madame Satã, lendário personagem da boêmia carioca.
Vandalize nas Redes